Membros do CONSMEPI e AMEPI conhecem sistema inédito de tratamento de resíduos
Membros do CONSMEPI e AMEPI conhecem sistema inédito de tratamento de resíduos
Publicado em 22/09/2022 07:55 - Atualizado em 22/09/2022 08:08
Em visita à cidade de Roncador (PR), comitiva da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) conheceu um moderno sistema de decomposição de resíduos, que pode ser implantado nos municípios da região. A iniciativa inovadora trabalha a decomposição dos materiais por ação termomagnética.
Conforme explicado ao presidente da associação, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, a nova tecnologia desenvolvida transforma os resíduos em dois subprodutos reutilizáveis, uma espécie de pó cerâmico e um óleo utilizável em produções industriais e asfalto.
Os resíduos do processo resultam em 3% da quantidade do lixo processado. “Estamos em busca de soluções para resolver uma das maiores demandas dos municípios, que é o manejo dos resíduos sólidos. Viemos em comitiva de prefeitos e representantes dos municípios para tentar resolver esse problema”, afirmou Fernando Rolla. Ficou acertada a avaliação dos custos e o que é necessário para implantar o sistema no Médio Piracicaba.
No grupo, estavam também a secretária executiva da Amepi e do Consmepi, Christiane Linhares Vale; o vice-prefeito de João Monlevade, Fabrício Lopes, além dos representantes dos municípios de Bela Vista de Minas, Andresa Regina Arthuso; de Catas Altas, Ronaldo Bento Martins e Robson Estaniel Barbosa e de Santa Maria de Itabira, Eduardo Martins dos Santos e Ronaldo Geraldo dos Santos.
por Consmepi